Pesquisar este blog

LIMPANDO A COZINHA



Limpeza e desinfecção de cozinha e área de serviços


Limpar mesas, bancadas, armários, prateleiras, cadeiras, com pano úmido em água e detergente neutro.

Enxaguar com pano embebido em água limpa.

Secar com pano limpo e seco.

Friccionar com pano embebido em álcool 70%

Limpar o piso.


Lavar louça

A escolha de usar sabão em pedra (que também lava super bem a louça e é mais ecológico) ou detergente biodegradável é sua. Uma coisa legal é usar o detergente nas louças mais engorduradas e o sabão nas outras; você vai precisar de bucha, esponja de aço e algumas escovinhas com cabo comprido.

Primeiramente deixe a louça sem restos deixados, limpe com papel toalha e depois separe a louça sem gordura da louça engordurada. Se você tiver água quente, coloque numa bacia e coloque dentro as louças mais engorduradas.

Organize a pia, coloque as panelas e formas em cima do fogão, os pratos empilhados e os copos ao lado, dentro da pia você coloca os talheres.

Inicie a lavagem pelos copos, pratos, vasilhas, deixando sempre os talheres por último pois ficando em contato com a água as sujidades contidas neles amolecerão facilitando a limpeza.

Desligue a torneira enquanto você esfrega a louça, isso evita o desperdício.

Deixar a pia limpa é a última etapa e também é bem importante. Ao terminar de lavar a louça, lave a pia, retire toda a sujeira do ralinho. Use a bucha, detergente e rodinho, depois seque com pano seco, isso é importante para que não haja produção de bactérias.

Outra que se você bobear se enche de bactérias é a esponja. Troque-a regularmente.

A bucha pode ser esterilizada no microondas: bastam 30 segundos (quando seca) ou 60 segundos (quando molhada), em potência máxima, para eliminar todas as bactérias.



LEMBRE-SE: A COZINHA NÃO ESTÁ LIMPA ENQUANTO O FOGÃO ESTIVER SUJO.



Limpeza do forno de micro-ondas, fogão e forno convencional.

É conveniente limpar de vez em quando o micro-ondas mesmo ele não sujando tanto; use um pouco de água e detergente liquido neutro. Se depois de um assado, o forno possuir respingos, limpe-os logo que puder, mantenha o hábito de limpar os líquidos derramados e outros resíduos assim que eles caírem ou espirrarem dentro do micro-ondas.

Se ele estiver sujo, siga as instruções do fabricante. Não use palha de aço. Se tiver cheiro de comida ligue por dois minutos na potência mais alta com uma xícara de água e duas rodelas de limão dentro. Depois retire e passe mais um pano seco ou papel-toalha por dentro e deixe a porta aberta por cerca de 10 minutos. Isso vai eliminar os odores mais desagradáveis.

Na limpeza do fogão convencional, nunca use esponja de aço comum para limpar inox. Ela arranha as partes polidas e deixa minúsculas partículas de aço que podem vir a provocar manchas e até o aparecimento de ferrugem. Nunca jogue água nos queimadores. Retire e lave com palha de aço se for necessário ou limpe com esponja ou pano fino com água e sabão neutro, enxugando com pano macio logo após.

Limpar forno autolimpante é muito fácil.. remova o excesso de gordura, usando um pano úmido ou uma esponja macia... sem esfregar. Nunca utilize materiais como esponjas de aço, saponáceos, facas e produtos comerciais para limpeza de fornos, podem estragar o revestimento autolimpante. As grelhas do forno são removíveis, lave-as e retire a gordura.

2 comentários:

  1. Aprendi a ter duas esponjas p lavar a louça, uma p os copos e a outra p a louça e etc

    ResponderExcluir