Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

ESTERILIZAÇÃO DE MAMADEIRAS E CHUPETAS

Como esterilizar mamadeiras?


De repente chega um bebezinho na famíliaQue delicia, que lindo, que tudo...

Após o período de amamentação nos vemos cercadas de mamadeiras, às vezes chupetas e tantas outras coisas que temos que cuidar, mas, como? como?

Vamos lá, hoje em dia existem várias opções e vamos ver aqui qual a que melhor se adapta a sua rotina!

Que tipo de utensílios comprar? 
O plástico que compõe as mamadeiras e chupetas do bebê devem ser livre de bisfenol A, também conhecido como BPA, e ftalatos, que são substâncias liberadas quando esses objetos entram em contato com o calor e que podem ser tóxicas para o bebê.
Assim, deve-se sempre comprar produtos que tenham a indicação no rótulo de que são livres desses compostos, trazendo normalmente as seguintes informações: sem PVC, sem DEHP ou free HDPE e BPA-free.

Tudo o que usar devo lavar normalmente, como faço como a louça do dia a dia de casa, detergente, escovinhas e tudo o que tiver direito. (usou-lavou).

Acessórios que serão esterilizados:

• Mamadeiras
• Bicos de mamadeiras e chupetas
  Acessórios anti-cólica
  Sugadores de leite
  Colheres e seringas utilizadas para medicar o bebe.
  Outros

A falta da esterilização correta pode acarretar vômitos e diarreias no bebe, bem como irritações nas mucosas nasais e da boca.

Você pode esterilizar tudo com panelas e equipamentos que já tem em casa ou comprar um esterilizador.

Os pais que têm um pouco mais de tempo e procuram opções econômicas podem optar pelo método de fervura.
Já aqueles que têm menos tempo podem preferir a rapidez dos esterilizadores elétricos ou para micro-ondas.

** Depois de esterilizadas e secas (no escorredor) você deve guardar as mamadeiras numa caixa própria para as coisinhas do bebê. A caixa também deve ser bem limpa e escaldada para evitar que a caixa fique suja e contamine os itens. Dentro da caixa as mamadeiras podem ser guardadas por 24h. Se você optar por colocar a caixa dentro da geladeira pode ficar até 48h. Fique bem atenta a higiene da caixa e ela deve ficar fechada.

Deve-se evitar secar os utensílios do bebê com qualquer tipo de pano, para que não ocorra contaminação por micro-organismos e para que não fiquem fiapos do tecido nos objetos.


Opções para esterilizar:


 Esterilizando  mamadeiras por fervura (como nossas avós faziam!)


1. Utilize  uma panela e o fogão, este é o jeito mais fácil e barato;

2. Os bicos e os tubos da sugadora de leite podem ter a sua vida útil reduzida mais rapidamente ao se utilizar essa técnica. (bicos e chupetas não devem ficar mais de 3 minutos);

3. Encha uma panela com água fria e coloque os acessórios dentro dela; (todos os itens estejam completamente cobertos pela água);

4. Coloque uma tigela ou um prato pesado em cima da panela, quase em contato com a água. Isso fará com que todos os itens permaneçam imersos;

5. Espere que a água da panela levante fervura e continue fervendo por alguns minutos;

6. Se você não retirar o peso de cima, as mamadeiras podem ficar na panela por até seis horas, mas a melhor opção é remontá-las assim que elas tenham esfriado o suficiente;

7. Retire os objetos com uma pinça e deixe secar sem usar panos para isso. Deixe secar naturalmente.

 Esterilizador de mamadeira elétrico

1.   Em geral, um esterilizador com capacidade para seis mamadeiras precisa de aproximadamente 200ml de água;

2.   Encha o esterilizador de mamadeiras com uma pequena quantidade de água fria. Leias as instruções de uso do seu produto para saber a quantidade exata;

3.   Depois coloque as mamadeiras e acessórios já limpos com água e detergente para louças no esterilizador de mamadeiras. Lembre-se de que a água e o aquecedor estão na parte inferior do equipamento, e que o vapor sobe. Isso significa que os acessórios devem ser colocados com suas aberturas viradas para baixo: os bicos devem estar virados para cima e as mamadeiras colocadas de cabeça para baixo;

4.   Tampe bem o esterilizador, vedando toda a extensão do aparelho. Se houver uma única brecha, o vapor pode escapar

5.   Ligue o esterilizador e deixe-o funcionando pelo tempo indicado nas instruções – em geral, de 5 a 10 minutos. Uma vez terminado o processo, deixe as mamadeiras esfriarem antes de retirá-las do esterilizador.

6.   Se a tampa não for removida, as mamadeiras podem ficar dentro do esterilizador por até seis horas. Mas, uma vez que tenha sido retirada, as mamadeiras precisam ser remontadas rapidamente com seus respectivos acessórios para evitar que o seu interior se contamine.

 Esterilizar mamadeira para micro-ondas

Esse tipo de esterilizador deve ser utilizado da mesma maneira que um esterilizador elétrico, com as aberturas das mamadeiras viradas para baixo. Certifique-se também de que as mamadeiras sejam remontadas no instante em que entrarem em contato com o ar.No caso de esterilizador de micro ondas, você deve colocar a água até o local indicado, arrumar os objetos já limpos no esterilizar e levar ao micro ondas por 6 minutos. Se o esterilizador for mantido fechado, o conteúdo fica esterilizado por 24 horas!

  Esterilizar “saco” mamadeira para micro-ondas
Ultra prático, trata-se de um saco plástico (tipo Ziplock)  chamado “Esteriliza fácil” no Brasil e tem também o Dr. Brown’s nos EUA, em que os objetos a esterilizar são colocados dentro do saco, juntamente com água, que é fechado e colocado no micro ondas. Ele esteriliza perfeitamente e o saco pode ser reutilizado várias vezes.
 Esterilizar mamadeiras na lava-louças

Utilize a prateleira de cima, se necessário, em um programa com calor alto, acima dos 80ºC. Muitos pais acham que o método da lava-louças é controverso, pois ele tende a danificar mamadeiras e acessórios mais rapidamente que outros métodos. Além disso, há chance de que os bicos sejam arremessados dentro da máquina com a pressão da água, fiquem com água suja acumulada dentro deles e precisem ser lavados e esterilizados outra vez.

 Esterilizar mamadeiras a frio

Este método é aquele para um momento de desespero.. onde não há luz e há pouca condição.... Com um recipiente de plástico limpo, uma solução ou pastilha esterilizante (tipo Hidrosteryl - disponíveis em supermercados) pode ser adicionada à água utilizada para esterilizar os itens dos bebês.
Assegure-se de que todos os itens estejam imersos na água por um mínimo de 30 minutos ou, se possível, por mais tempo.
Esterilizador elétrico a vapor

Tem a mesma forma mecânica de esterilizar. São mais pesados e maiores normalmente.

APÓS ESTERILIZAR OS OBJETOS, LAVE AS MÃOS PARA MANUSEÁ-LOS.


Até quando devo esterilizar as mamadeiras?

Durante os primeiros meses é muito importante, mas quando a criança começar a frequentar creches ou escolinha, fatalmente terá contato com germes e bactérias novos.. até o primeiro aninho cuide bem, depois disso já não será tão imprescindível.
Quando a criança começar a engatinhas ela terá contato com muitas bactérias novas..aí também já da pra relaxar um pouco quanto à esterilização, mas a limpeza e higiene desses objetos é fundamental.

Claro que a higiene normal de lavar as mamadeiras e etc é importante, lavar após o uso continua sendo fundamental.

2 comentários:

  1. Muito bom esse blog gostei veja o meu
    http://dmn-informatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse blog gostei veja o meu
    http://dmn-informatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir